O ensaio de arrancamento de grampo segue orientação da Norma NBR 16920-2, o ensaio é realizado antes ou depois da execução do projeto, se trata de uma avaliação da resistência da interface solo/cimento para verificar os parâmetros dos grampos, e saber se a quantidade é suficiente para o projeto em questão. Nesse ensaio é realizada uma força de tração no grampo, utilizando um macaco hidráulico, onde é feita uma leitura direta dos seus deslocamentos. Após a leitura, é avaliado as deformações ocorridas e se são aceitáveis.
O principal objetivo é saber o valor da resistência ao arrancamento dos grampos, o parâmetro é estimado durante a fase de projeto e verificado em campo por meio do ensaio.
A leitura do ensaio de arrancamento de grampo é realizado de forma manométrica do conjunto macaco x bomba, registrando todas as informações nos estágios de carga e suas respectivas deformações no extensômetro. Esse procedimento é de grande importância para garantir uma obra de qualidade e alta durabilidade, por isso devemos contar com uma empresa especializada em geotecnia.
Se você tiver alguma dúvida sobre os serviços fornecidos pela Sena Fundações, utilize o formulário abaixo. Nós responderemos sua mensagem em até 24 horas.