Os Drenos Horizontais visam eliminar a instabilidade de taludes e muros de contenção para evitar acidentes decorrentes do escorregamento dessas estruturas e para assegurar a integridade de pessoas e patrimônios.
Para isso, o dreno horizontal profundo, também conhecido pela sigla DHP, é vastamente utilizado. Esse método é indicado especialmente para solos que apresentam alta concentração de água ou muros de contenção construídos abaixo do nível de afloramento da água (lençol freático). Para tal fim, faz-se uma perfuração do solo de forma sub-horizontal para instalar na cavidade um tubo de PVC perfurado e envolvido com material permeável, que será utilizado na drenagem.
O tubo de PVC utilizado na técnica de dreno horizontal profundo pode possuir revestimento de bidim OP-20 ou de tela de nylon #100 dupla, sendo que, em ambos os casos, a água do lençol freático poderá ser conduzida do espaço interno do maciço para a parte superficial, o que irá eliminar a umidade relativa do solo e gerar uma melhora dos parâmetros geotécnicos.
Os drenos horizontais profundos (DHP’s) são destinados a drenar maciços (taludes de corte/aterro) ou encostas naturais, visando reduzir a pressão neutra, evitando assim que as condições de saturação vigentes comprometam a estabilidade dos maciços.
O comprimento de um DHP pode atingir até 100 metros (no caso de drenagem de talus), mas os comprimentos mais usados ficam no entorno de 10 a 20 metros. Como o diâmetro dos tubos é relativamente pequeno, são necessárias várias perfurações para se drenar a água do subsolo. O número de perfurações vai depender do volume de água a ser drenado.
Se você tiver alguma dúvida sobre os serviços fornecidos pela Sena Fundações, utilize o formulário abaixo. Nós responderemos sua mensagem em até 24 horas.